top of page

Encontro internacional reúne escritores africanos em São Paulo

A sociedade brasileira é extremamente influenciada pela cultura africana, como nos costumes e na gastronomia. Entretanto, a literatura do continente ainda é pouco conhecida pelo grande público local. Pensando em mudar essa realidade e fortalecer as relações sociais entre África e Brasil, o projeto Literafrica organiza a segunda edição do Encontro Internacional com Escritores Africanos, que acontece em São Paulo entre os dias 24 e 26 de maio.

Com três dias de programação, o encontro conta com palestras, mesas redondas, exposições, sessões de autógrafo, contação de histórias para caravanas escolares além de apresentações culturais. No evento também haverá a entrega do troféu “Excellence African Writer – Escritor Africano de Excelência – II Edição 2019“, que vai acontecer no dia 23.

Idealizado pelo escritor e produtor cultural angolano radicado em São PauloJoão Canda, o encontro conta com a participação de autores de países lusófonos como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique, além de outras nações africanas, como África do Sul, Benim, Camarões, Nigéria e República Democrática do Congo. No encerramento, a cantora angolana Nazarina Semedo fará uma apresentação especial para os presentes. Até o momento, 13 autores já confirmaram participação.

O primeiro encontro foi realizado em 2018 e reuniu cerca de 1.000 pessoas em um único dia. “É fundamental que percebamos a real diversidade cultural do continente africano e, para isso, é preciso que cada vez mais africanos falem sobre a África. É necessário preservar as memórias e isso vai ajudar na luta para desconstruir preconceitos”, argumenta João Canda.

É preciso que cada vez mais africanos falem sobre a África

Além do contexto literário e cultural, o encontro também pretende realizar ações solidárias para ajudar Moçambique, Malawi e Zimbabwe, países que foram atingidos pelo ciclone Idai. “Vamos disponibilizar cotas de livros cujos lucros serão revertidos para ajudar as famílias afetadas desses desastres. As empresas poderão comprar essas cotas e fazer doações desses livros ou indicarem instituição para recebê-los. Será interessante pois, além do gesto de solidariedade, estaríamos também a fomentar a literatura e a leitura de autores africanos”, diz João Canda.


Participe

O II Encontro Internacional com Escritores Africanos será realizado no Centro Cultural Olido (Av. São João, 473 – Centro, São Paulo – SP).As inscrições podem ser realizadas através deste link.



Fonte: https://atlanticoonline.com/encontro-internacional-reune-escritores-africanos-em-sao-paulo/

98 visualizações0 comentário
bottom of page