Desde a sua fundação, sob iniciativa do professor, escritor, produtor cultural, palestrante e consultor editorial do angolano João Canda, que chegou no Brasil em 2014 como refugiado, o instituto vem contribuindo na promoção da cultura africana no Brasil por meio da literatura e outras manifestações culturais - uma necessidade que o Brasil e o mundo vêm sentindo.
Faz parte dos nossos programas e projetos de capacitação para professores: a realização de palestras em escolas públicas e privadas; organização e participação em feiras literárias; conferências; edição e lançamentos de livros de escritores africanos e afrobrasileiros; a promoção de espaços para diálogos sobre as questões raciais e valorização da cultura africana e negra; incentivo à leitura de obras de literatura africana, afro-brasileira e negra, ampliando o conhecimento de suas diversas culturas, tradições, memórias e vivências - dança, música, cinema e teatro -, sob um olhar filosófico real, educacional, artístico e cultural africano.
Somos uma instituição que, durante 7 anos, vem promovendo ações de valorização da cultura africana e afro-brasileira, ampliando e disponibilizando ferramentas de luta contra o racismo, o preconceito e a xenofobia através de três linhas fundamentais: Literatura africana, educação e intercâmbio cultural.
Para muitos, o Instituto Literáfrica é um ponto de unidade!
Contando com uma equipe de profissionais e parcerias comprometidos, o impacto de nossas ações tem sido considerável e vem despertando interesses por parte do Brasil e de muitos países africanos.
O Continente é uma referência mundial antropológica e cultural. África tem uma longa e antiga tradição de escrita - tradição que, felizmente, persiste até hoje. A história do mundo sempre esteve conectada com a sociedade africana.
Portanto, preservar a memória é umas das formas de reafirmar o papel do continente e fortificar os laços entre o Brasil e o berço da humanidade. Esse laço pode ser sentido nas mais diversas manifestações culturais do povo brasileiro, não só na literatura mas também na religião, culinária, música, dança, moda e costumes. A África está presente no dia a dia e sempre teve grande influência na base cultural do povo brasileiro.
O Instituto Literáfrica tem um compromisso de contribuir no desenvolvimento local nos países africanos. E por isso, várias são as iniciativas para cumprir com essa missão. Assim como na área cultural, artística, literária, disponibilizamos alguns serviços para artistas, profissionais e iniciativas empreendedoras africanas para se conectarem com o Brasil e o mundo.
Instituto Literáfrica, quebrar barreiras e construir pontes!
REPRESENTANTE OFICIAL
NOSSOS PARCEIROS
SOMOS NOTÍCIA NOS VÁRIOS JORNAIS
Nossa Missão
Fortalecer os laços entre Brasil e o Continente Africano através: da solidariedade, da ética, da esperança, do talento, do respeito, do intercâmbio para a valorização, elevação da autoestima, troca de conhecimento, além de manter vivas as tradições culturais afrodescendentes.
``Temos como objetivo tornar a literatura africana uma referência local e internacional; ambicionamos incentivar e divulgar os autores, em todos os gêneros literários. levando-os além-fronteiras, dando ao leitor a oportunidade de conhecer nossa história e cultura, bem como possibilitar parcerias para o desenvolvimento local´´.
Nossa Visão
Contribuir no processo da desconstrução de representações negativas quanto à África, para isso fazendo uso, em especial, da Literatura
e outras manifestações culturais, assim como possibilitar oportunidades de conexão entre iniciativas africanas
Instituto Literáfrica
Obrigado pelo seu interesse no projeto.